sábado, 24 de setembro de 2011

Demissões na Tam Linhas Aéreas - Futuro Incerto

Estamos acompanhando as novas mudanças que recentemente vem ocorrendo dentro da companhia aérea “Tam”.

Nos últimos dados, divulgados pela Anac, mostram que a “Tam” obteve a sua quinta queda consecutiva de passageiros, no mês de abril a empresa representava 44,52% contra 38,37% do mês de agosto.

Vocês leitores vem notando as mudanças visíveis na qual a companhia aérea passa neste momento, no dia 30 de agosto a empresa anuncia a abertura de sua Base – Rio, ou seja, isso irá gerar um ganho a empresa, com o corte de gastos em hotéis para pernoite de tripulações.

Por mera coincidência, aproximadamente 7 dias depois a empresa anunciou a paralisação dos seus A340-500 onde as aeronaves permanecerão em solo, devido a diminuição dos gastos de combustível, assim a empresa deixará de ter receitas em rotas internacionais, na qual a capacidade do seu voo esta com quase 100% de lotação.

Aproximadamente por volta de 200 funcionários foram demitidos nos últimos dias, sendo que já havia uma turma de comissários em treinamento e infelizmente estava dentro deste cronograma de corte.

Muitos comissários que estavam fazendo parte deste treinamento haviam saído do seu antigo emprego, deixando cargos importantes para traz e acreditando no futuro promissor da empresa aérea “TAM”.

É lamentável que uma empresa como a “Tam”, que já chegou ser líder absoluto por muito tempo no mercado aéreo Brasileiro, trata este assunto de uma forma “normal”, o que demonstra nitidamente que não houve “planejamento” em relação a contratação de novos funcionários, demonstrando ainda mais a falta de comprometimento e respeito entre os profissionais qualificados que ali suaram arduamente, passando por várias etapas de processo seletivos e de uma hora para outra vêem o seu trabalho jogado pelos ares com se fosse um simples “objeto” qualquer.

Investigando um pouco mais, podemos notar uma pequena “migração” de comissários da empresa aérea “Tam” para outras companhias aéreas Brasileiras, na qual vem crescendo de uma forma equilibrada e sustentável.

Uma comissária da própria empresa “Tam” disse ao site Grupo Tripulação que atualmente participa de um novo processo seletivo em uma outra companhia aérea devido a instabilidade na qual a “Tam” vem enfrentando neste momento, mas ela acredita que o mercado da aviação Brasileira continuará aquecido nos próximos anos, principalmente para aquelas companhias aéreas que investem na capacitação do seus funcionários e que têm uma visão inovadora, objetiva e clara.

Fonte: Grupo Tripulação

Nenhum comentário:

Postar um comentário