sábado, 24 de setembro de 2011

Mais três aeroportos devem ter Autoridades Aeroportuárias

Governo quer implantar Centros de Gerenciamento – embriões das Autoridades - em Cuiabá, Natal e Campinas

Nos esforços para melhorar a gestão e eficiência dos aeroportos das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, o governo quer implantar Centros de Gerenciamento Aeroportuários (CGA’s) nos terminais de Cuiabá (MT), Natal (RN) e Campinas (SP). Num segundo momento, os três ainda devem ser elevados à condição de Autoridades Aeroportuárias.

A instalação dos CGA’s nos terminais das três cidades deve ser feita até o final de 2012 e vai concluir a criação dos Centros nos aeroportos ligados à Copa do Mundo. Os CGA's reúnem representantes da Infraero, companhias aéreas, Polícia Federal, Vigilância Sanitária e Receita Federal numa única sala de trabalho. Seu objetivo é desburocratizar a gestão dos aeroportos e melhorar o fluxo de passageiros e aeronaves nos terminais.

A elevação do CGA para Autoridade Aeroportuária, por sua vez, garante um assento na Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) - uma espécie de Centro de Gerenciamento em nível ministerial - onde há coordenação dos trabalhos dos aeroportos e a sugestão e análise de propostas que podem modificar normas da aviação nacional.

Além de representantes das Autoridades, a Conaero é composta por membros da Secretaria de Aviação Civil, da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Defesa, do Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Aviação Civil – Anac.

A expectativa do governo é ampliar em 30% a capacidade de atendimento dos aeroportos somente com a melhora na gestão. Atualmente, 12 aeroportos contam com CGA’s, seis deles - Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG) – já são Autoridades Aeroportuárias. Os outros seis - Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Recife (PE) – ganharão o status de Autoridade em outubro.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário