Esse povo que gosta de aviação vê cada coisa né?…rs..o cara tá olhando um vídeo lindo de T7 decolando e presta atenção numa fumacinha branca..hehehe
Não só os RR, os PW e GE também possuem aquilo, embora de maneira não tão pronunciada para fora da nacele como os RR: se chama Drain Mast (ou Master Drain – depende do fabricante do motor).
Vários componentes no motor que são ligados à gearbox (caixa de engrenagens) como IDG, Starter, Main Engine Control (MEC), etc, possuem lubrificação em seu eixo ou no case (lê-se “keize”, carcaça) e outros possuem lubrificação através de combustível (bombas, MEC, etc).
Todos esses componentes principais acoplados na gearbox possuem um tubo de dreno que convergem para esse Drain Mast, que seria um coletor de todos estes tubos.
Alguns motores podem ter a fumacinha branca indicando que o óleo está respirando, outros indicam problema. Cabe ao mecânico verificar eventuais vazamentos pelo Drain Mast e identificar a fonte. Há limites de quantas gotas por minuto pode sair de cada componente pelo drain mast, se estiver fora do limite é obrigatório trocar o componente que estiver em falha.
Esta foto mostra um pouco de tubulações dentro de um motor..a verdadeira repimboca da parafuseta.
Ah, essa fumacinha é uma das maravilhas que me encantam nesses motores. É a força da natureza..rs.
Eu já tratei desta névoa aqui no Blog, ela se forma pela rápida perda de temperatura do ar que entra no motor em virtude da desaceleração por difusão antes de chegar ao primeiro estágio de compressão (fan).
Se você está falando daquele vortex pequeno que se forma no chão e entra no motor, é só isso mesmo, um vortex (mini-redemoinho) criado pela enorme sucção.
Fonte: Aviões e Música
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