sábado, 11 de junho de 2011

TAM e Gol retomam voos pela América do Sul após vulcão

As companhias brasileiras TAM e Gol retomaram nesta quarta-feira os voos por países da América do Sul após os cancelamentos provocados pelo vulcão Puyehue, no Chile.

As cinzas expelidas pelo vulcão Puyehue começaram a dispersar nesta quarta-feira e voos de outras companhias pela América do Sul também foram retomados. Ontem, as cinzas chegaram ao Rio Grande do Sul e afetaram as operações da TAM e Gol.

Mais de 100 voos foram cancelados ontem entre os países da América do Sul. Do Brasil, foram suspensas rotas para Santiago, Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Montevidéu e Assunção.

A TAM informou que nesta quarta está operando normalmente para os aeroportos de Buenos Aires, Assunção e Ciudad del Este, Santiago e Montevidéu, além da cidade brasileira de Foz do Iguaçu (PR).
A companhia disse ainda que programou voos extras vindos e para esses destinos para transportar os clientes afetados pelos cancelamentos de ontem.

'A TAM continua monitorando as atividades do vulcão e as condições meteorológicas e tomará medidas adicionais, se forem necessárias', afirmou a companhia.

A Gol informou que retomou suas operações para a Buenos Aires, Córdoba e Rosário (Argentina), Santiago, Assunção e Montevidéu, além de Foz do Iguaçu.

A companhia destacou que, 'com a dissipação das nuvens, encontrou as condições necessárias para realizar seus voos no mais alto padrão de segurança, algo de que não abre mão'. Segundo a Gol, 'sua malha aérea está passando por ajustes neste momento, com o fim de regularizar as decolagens com mais eficiência'.
As duas empresas disseram que estão prestando assistência aos passageiros afetados por esses cancelamentos, acomodados em outros com isenção de taxas.

Nesta quarta-feira, segundo a Infraero, os cancelamentos atingem 20 voos internacionais programados até as 16h, o que representa 17,1%.

Do aeroporto de Cumbica, em São Paulo, foram cancelados 9 voos internacionais até as 16h, o que representa 16,1% dos programados.

A erupção do Puyehue começou no sábado e levou à evacuação de cerca de 4 mil pessoas no Chile. Na Argentina, as principais zonas turísticas foram cobertas com um manto de cinzas. Foi o caso de Bariloche, em que a energia elétrica e a água foram cortadas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário