segunda-feira, 23 de maio de 2011

Curiosidade: Marcas na fuselagem e motores... o que significam?

Lito, o que são essas marcas (uns tracinhos) que alguns aviões têm embaixo das portas como na foto abaixo?

E o que significam aquelas marcas vermelhas nos motores?

Respondendo a primeira pergunta: Um dos maiores custos envolvidos em uma empresa aérea são os danos causados por equipamentos associados com a operação de um voo. Após a chegada de um voo ao aeroporto de destino, temos vários equipamentos de solo se aproximando da aeronave: O finger para desembarque dos passageiros, os “loaders” para descarregar as bagagens e carga, os caminhões de comissaria, o caminhão abastecedor, etc.
A fuselagem de uma aeronave é construída para ser ultra resistente a forças exercidas de dentro para fora (a pressurização por exemplo), mas é extremamente frágil a forças exercidas de fora para dentro (um encosto de um caminhão de comissaria por exemplo), portanto todo o cuidado é pouco ao aproximar-se de uma aeronave.
Para auxiliar no processo, algumas empresas aéreas adotam marcações na fuselagem para guiar estes equipamentos ou a movimentação do finger. Não há um padrão entre empresas aéreas ou mesmo entre bases de operação, mas as marcas servem para isto, aumentar a atenção na movimentação de equipamentos.
A segunda pergunta é sobre a marcação nos motores. Esta é muito mais importante para os mecânicos. Elas indicam o ponto que não deve ser ultrapassado de maneira nenhuma quando o motor estiver em funcionamento.
Mas quem é o louco que se aproximaria de um motor em funcionamento?
O mecânico oras…rs…as vezes precisamos verificar vazamentos ou efetuar ajustes que têm que ser feitos com o motor em funcionamento ( já fiz um video sobre isso, clique pra ver No vídeo nõa dá pra ver a marca, mas ela existe).
No caso da foto acima, por ser um motor de 737 que fica muito próximo ao solo, o efeito de sucção é maior, portanto ninguém deve ultrapassar a faixa vermelha em direção à entrada do motor, pois corre o perigo de ser sugado.
Há também a distância mínima de 4,2 metros em frente da “boca” em que é proibido entrar com o motor em funcionamento (infelizmente já aconteceram fatalidades)
Segurança em primeiro lugar na aviação.
Fonte: Aviões e Música/Autor: Lito

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