quarta-feira, 18 de maio de 2011

Embraer e APG lançam software de operações de voo para IPAD

A Embraer e a APG (Aircraft Performance Group) anunciaram uma parceria para desenvolver o aplicativo iPreFlight para os jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. Desde o lançamento, em 2010, o iPad se tornou uma importante ferramenta na cabine de pilotagem para muitos clientes.

Constantemente empenhada em oferecer soluções que atendam às necessidades mais urgentes dos clientes, a Embraer e a APG desenvolveram um aplicativo integrado para uso no iPad, oferecendo comodidade, otimização e segurança em um único pacote.

“A Embraer está muito satisfeita em oferecer soluções de suporte para atender às demandas dos clientes”, disse Sérgio Cunha, gerente sênior de suporte às Operações de Voo da Embraer – Aviação Executiva.

“Com o iPreFlight, temos certeza que os clientes terão a melhor ferramenta de operações de voo disponível, o que tornará a experiência com nossas aeronaves cada vez melhor e mais agradável.” Este é muito mais que um simples aplicativo. É um pacote completo de desempenho para utilização no iPad. O software usa informações de desempenho certificadas e aprovadas pelas autoridades de certificação brasileira (ANAC), norte-americana (FAA) e europeia (EASA). O aplicativo estará disponível a partir do Apple App Store e requer assinatura feita diretamente com a APG, que oferece uma versão experimental gratuita por tempo limitado. O iPreFlight permite aos operadores executar funções cruciais, como otimizar a carga paga da aeronave para cada pista utilizada; calcular o desempenho de decolagem com base no amplo banco de dados de aeroportos, desenvolvido pela APG, considerando obstáculos; acessar informações como NOTAM e METAR de todos os aeroportos na rota em questão, assim como mapas e cartas aeronáuticas; baixar e armazenar cartas de aproximação e diagramas de aeroportos e ler informações atualizadas sobre as condições meteorológicas.

“O iPreflight consolida várias funções pré-voo em um único programa, assegurando não só limites de desempenho de pouso e decolagem precisos e carregamento seguro da aeronave,mas também permitindo que os pilotos calculem rapidamente a carga paga disponível e o combustível requerido para voo”, disse Rogers Hemphill, co-fundador da APG.

O aplicativo iPreFlight estará disponível inicialmente para os clientes dos Phenom 100 e Phenom 300 na América do Norte, mas em breve será oferecido em outras regiões. A Embraer e a APG planejam disponibilizar esta ferramenta para todo o portfólio de jatos executivos da Embraer até o final deste ano.

Perfil-A APG é uma empresa de engenharia de desempenho com sede em Denver, Estado do Colorado, Estados Unidos. Foi criada em 1999, com o objetivo principal de oferecer informações de pouso e decolagem para apoiar as operações de voo da aviação comercial e corporativa. Atualmente, a APG mantém um amplo banco de dados com informações de aeroportos e oferece suporte para mais de três mil aeronaves executivas e 50 empresas aéreas em todo o mundo. A companhia também tem experiência em digitalização de manuais de voo aprovados (AFM) para utilização em seus próprios programas de desempenho e também nos programas dos fabricantes de aeronaves.

Perfil-A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2011, a Embraer contava com 17.253 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de USD 16,0 bilhões.|ww.embraer.com.br

Fonte: Revista Fator

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